top of page

Tipos de aviamentos de acordo com o tecido

Os aviamentos ganharam um novo status na moda. Até bem pouco tempo atrás, eram conhecidos como simples materiais de acabamento. Hoje, passaram do anonimato para o primeiro plano e viraram um produto com linguagem própria. Por meio dos aviamentos, o criador pode dar uma identidade à coleção, ou entrar até mesmo como parte do tecido, onde é reeditado de aviamento tradicional para outras funções.

A escolha do tecido determina a qualidade e o tipo de aviamento ou acessório para complementar a montagem da peça. No entanto, é importante notar que, para tecidos de fios com pouca ou sem elasticidade, os aviamentos devem ter a mesma característica. Já para tecidos como lycra, buclê, jersey, malha ou helanca, que têm muita elasticidade, são usados viés, fitas, entre outros com elasticidade. Já para tecidos finos e vaporosos, os aviamentos devem ter espessura fina e delicada.

Os aviamentos mais importantes são: entretela colante para firmar cós ; zíper invisível; zíper comum; linhas de costura em várias cores; elástico bico de pato, próprio para ficar do lado externo da peça, como acabamento decorativo; elástico decorativo de acordo com a cor do tecido ; agulha apropriada para passar elástico em costuras já fechadas; colchete de gancho para abotoar cós; botões para abotoar cós; colchete de pressão para abotoar cós; dedal usado para proteger o dedo enquanto costura à mão ; entre outros.

DSCN9591.jpg
bottom of page